Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Curso de teatro “Cara de Palco” realiza ensaio aberto neste domingo

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

 

Os alunos do curso de introdução ao teatro “Cara de Palco” sobem no palco do Theatro Capitólio neste domingo (01/12), às 15h, para apresentar e fazer um ensaio aberto do espetáculo infantil “João e Maria - Perdidos na Floresta Encantada”. A entrada é gratuita e não é necessária a retirada de convites antecipadamente.

 

O espetáculo é o resultado das oficinas de artes cênicas oferecidas gratuitamente a estudantes de 12, 13 e 14 anos, que estudam na E.M. Domingos Ribeiro de Rezende, E.E. Gabriel Penha de Paiva, E.E. Brasil e E.M. José Augusto de Paiva.

 

As atividades foram coordenadas pelo ator e diretor de teatro, Marcos Misael. “É um currículo extraclasse para estas crianças, que vai engrandecer e valorizar ainda mais o ensino da rede pública municipal e estadual. O teatro desinibe, alegra, encoraja e transforma, o teatro salva. Ele é transformador na vida de um indivíduo, para estas crianças que são o nosso futuro”, revela Marcos Misael.

 

 

Sobre o espetáculo

 

O espetáculo “João e Maria - Perdidos na Floresta Encantada” é um clássico da literatura infantil escrito pelos irmãos Grimm em 1812. Quem fez a adaptação foi ninguém menos que Maria Clara Machado, o nome mais importante da história do teatro para crianças no Brasil.

 

Para esta apresentação, Lindon Lopes e Marcos Misael, fizeram uma releitura do texto que conta a história dos irmãos João e Maria que são abandonados pela madrasta na fria e desconhecida escuridão da floresta. Lá eles conhecem a Bruxa que tem uma deliciosa casa de doces feita de delícias e guloseimas. Neste maravilhoso universo de puro encantamento, João e Maria viverão uma fantástica aventura para encontrar o caminho de volta para casa e passarão por momentos de medo, surpresa, alegria e esperança. A duração é de 45 minutos e a classificação livre. 

 

 

As aulas aconteceram no Museu Municipal e no Theatro Capitólio no segundo semestre deste ano e abordaram respiração teatral, articulação das palavras, improvisação, improvisação com textos decorados, técnicas de relaxamento, conscientização da voz, postura, flexibilidade corporal, frases e nuances, rostos e faces, interpretação, roda de estudos sobre obras de teatro e prática de montagem.

 

Maria Clara Caetano, de 13 anos, estuda na E.M. Domingos Ribeiro de Rezende e gostou muito de participar do curso. “O meu sonho é fazer novelas, teatro e peças. Eu agradeço muito ao Marcos que está dando esta oportunidade para várias pessoas. Com ele, eu aprendi a me soltar, a não ter vergonha, a falar mais alto, a fazer expressões e caretas. Estou muito ansiosa para a apresentação chegar, principalmente, com quantidade de gente que vai vir”, disse a estudante.

 

O curso faz parte do projeto “Manutenção das Atividades Culturais 2019” tem a realização da Associação Artística Janet Finatti, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, viabilizada pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural, e conta com o apoio das empresas Labsul Análises Clínicas e Unimed Varginha.

 

curso theatro dom

Alunos do projeto "Cara de Palco" se prepararam para apresentar o ensaio aberto do espetáculo “João e Maria - Perdidos na Floresta Encantada” neste domingo (01/12), às 15h, no Theatro Capitólio.