Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Historiador varginhense lança livro no IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

O livro “Imigração Italiana em Varginha - MG 1887-1927”, do historiador varginhense José Roberto Sales, foi lançado no último domingo (22/09) durante o IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais. Na oportunidade, José Roberto se encontrou com Dario Savarese, cônsul da Itália em Belo Horizonte, que recebeu um dos exemplares no ano passado e concedeu a chancela do Consulado para o lançamento em Varginha.

 

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Andradas nos dias 20, 21 e 22 de setembro, numa promoção conjunta da Associação Ponte entre Culturas e outras instituições. A programação contou com palestras, mesas, passeios culturais e até um espetáculo musical, legitimamente italiano. Este ano, o tema do Seminário foi “História, patrimônio cultural, agricultura familiar e turismo”, buscando explorar, além do resgate das raízes italianas dos descendentes, algumas das potencialidades próprias da região.

Historiador José Roberto Sales e Dario Savarese, cônsul da Itália em Belo Horizonte (foto Luan Garcia Teixeira 22/09/2019)

O livro "Imigração Italiana em Varginha - MG 1887-1927", editado em 2018, retrata alguns aspectos econômicos, sociais e culturais da imigração italiana em Varginha no período entre 1887 e 1927. A imigração italiana na cidade é relacionada ao contexto amplo da formação populacional brasileira caracterizada pela miscigenação e ao quadro político, social e econômico da época, principalmente, à Abolição da Escravatura. A interpretação dos fatos busca a construir uma narrativa interdisciplinar e multifacetada que alia história, psiquiatria, psicanálise e linguística.

 

A obra pode ser lida online na Coleção José Roberto Sales disponível no site www.varginhacultural.com.br. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube e pode ser assistido em ponteentreculturas.com.br/seminario2019/.

 

jose r salesa

 

jose r sales

 

Historiador José Roberto Sales e Dario Savarese, cônsul da Itália em Belo Horizonte (foto Luan Garcia Teixeira 22/09/2019)