Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Vigilância Sanitária Esclarece sobre o recolhimento de alguns lotes de medicamentos “SARTANAS”

E-mail Imprimir PDF

VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESCLARECE SOBRE O RECOLHIMENTO DE ALGUNS LOTES DE MEDICAMENTOS “SARTANAS”

A Anvisa determinou o recolhimento de alguns lotes específicos de medicamentos com princípio ativo conhecido como “sartanas”, utilizados para o tratamento de hipertensão arterial (pressão alta), visando a segurança da saúde da população.

Para o consumidor, a Anvisa preparou uma lista com os números de lotes dos medicamentos que devem ser recolhidos, que pode ser rapidamente consultada. Basta verificar o número do lote que consta na caixa do medicamento.

Em nota, a Anvisa esclareceu que o consumo desses medicamentos não oferece risco imediato para as pessoas que fazem uso deles e que eles são eficazes para o tratamento de pressão alta, mas recomenda que sejam trocados por outro de igual valor terapêutico.

Para quem tem em casa o medicamento com o mesmo número de algum lote recolhido, a Agência orienta que o tratamento de hipertensão não seja interrompido até que se faça a troca por outro medicamento. Isso porque a interrupção pode causar sérios prejuízos imediatos, como risco de morte por derrame, ataques cardíacos e insuficiência renal.

De acordo com a Anvisa, existem diversas alternativas medicamentosas para terapias de pressão alta e, por isso, não há risco de desabastecimento ou falta de medicamentos. Ou seja, há no mercado brasileiro medicamentos da mesma classe terapêutica e com os mesmos princípios ativos e concentração.

A troca do medicamento deve ser feita mediante orientação de um médico ou de um farmacêutico. O cidadão também pode entrar em contato com a empresa, por meio do serviço de atendimento ao consumidor, e solicitar a troca do seu medicamento que consta na lista de lote recolhido.

Segue o link para acesso à lista oficial dos medicamentos recolhidos e para acesso a nota oficial da Anvisa.

http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/0/Produtos+Recolhidos+v4.pdf/326aefce-579d-4198-b9ed-27c29d905f5c

 http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/Sartanas+Portal_+07-05-2019+%28003%29.pdf/bf14105c-136b-47e5-b94e-161b0e659e73

 

anvisa medicamento