Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Vice-prefeito Vérdi Lúcio participa da abertura da exposição “Cemig nas Comunidades”

E-mail Imprimir PDF

Brasao

 

Vice-prefeito Vérdi Lúcio participa da abertura da exposição “Cemig nas Comunidades”, do fotógrafo Euler Jr.

 

O vice-prefeito Vérdi Melo e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Gazzola, participaram na segunda-feira, 29, da abertura da exposição “Cemig nas Comunidades”, do fotógrafo Euler Jr., que poderá ser visitada de 29 a 31 de outubro, no Museu Municipal de Varginha. 

Em 2018, um antigo sonho dos moradores das comunidades Irmã Dorothy e Camilo Torres, localizadas na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e do Bairro Élisson Prieto, antigo assentamento do Glória, em Uberlândia, foi realizado: a população desses locais recebeu da Cemig, a regularização do fornecimento de energia elétrica, com a construção da rede e a ligação da luz para 350 moradias.

 E a alegria desses moradores, além de várias etapas dos trabalhos de construção da rede elétrica, poderão ser conferidos na exposição do fotógrafo Euler Jr. 

O artista acompanhou os trabalhos e registrou a emoção das pessoas ao receber, pela  primeira vez, luz elétrica de forma regular. “Andar à noite com segurança, estudar a qualquer hora e utilizar aparelhos eletroeletrônicos sem risco de acidentes. Até pouco tempo, esse era apenas um sonho para centenas de moradores dessas comunidades. Então, eu procurei registrar a satisfação das pessoas em finalmente poder utilizar uma energia elétrica de forma regular e com qualidade, como deve ser”, afirma o fotógrafo.

 Além da rede elétrica, a Cemig beneficiou as famílias com a doação de padrões, a substituição de lâmpadas de LED e de equipamentos que consomem muita energia, como chuveiro e geladeira, por outros mais econômicos.

 “Em todas as ligações que temos realizado, o sentimento é de missão cumprida, levando o nome, a imagem e reputação da empresa aos mais necessitados e carentes de nosso estado. Estamos elevando a autoestima e criando um ambiente de vida melhor em todos os aspectos”, relata o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo.

 Os moradores dessas comunidades também serão contemplados com critérios diferenciados de faturamento, ou seja, terão desconto nas suas 24 primeiras faturas, sendo de 50% em sua primeira com acréscimo de 2% ao mês nas faturas subsequentes.

 

Irmã Dorothy e Camilo Torres

A ocupação foi realizada no dia 26 de março de 2010, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, como parte integrante da Jornada de Lutas, organizada pela Frente Nacional de Resistência Urbana, e batizada com o nome da missionária assassinada em 12 de fevereiro de 2005, no Pará.

 

Bairro Élisson Pietro

O antigo Assentamento do Glória, em Uberlândia, foi constituído por famílias do Movimento Sem Teto do Brasil (MSTB), em 2012. O agora bairro Élisson Pietro possui 2.350 moradias com aproximadamente 15.000 habitantes. Em 2017, representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Defensoria Pública da União, Associação dos Moradores do Bairro Élisson Prieto, do Executivo, da Cohab e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) assinaram o documento que autorizou a transferência da responsabilidade da área para a Cohab, que assumiu o processo de regularização e tentou resolver a situação das famílias que ocupam o local. 

 

cemig3 2018

cemig4 2018