Secretaria de Saúde reestrutura Comitê de Prevenção de Mortalidade Materno Fetal e Infantil

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha, por meio do Setor de Epidemiologia, realizou na quarta-feira, 24, reunião visando a reestruturação do Comitê de Prevenção de Mortalidade Materno Fetal e Infantil – CPMMFI, o que representa um ganho imensurável para o município.

Cabe ao Comitê, que tem caráter confidencial, educativo, técnico-científico e não punitivo, a investigação dos óbitos maternos, fetais e infantis ocorridos na cidade de Varginha.

Estatísticas

A atuação do Comitê deve gerar estatísticas das principais “causa mortis” ocorridas neste público alvo, além de coletar informações para análise e avaliação de todos os aspectos envolvidos no óbito. Com base nestes dados, serão traçadas estratégias que possam reduzir os índices de mortes evitáveis, melhorando assim a qualidade da assistência prestada.

O Comitê

Está como referência do Comitê na Secretaria de Saúde, a Enfermeira Ed Mara Maiolini Rocha e a médica do setor de epidemiologia, Maria Eugênia V. Didier.