Prefeitura de Varginha realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Operacionais - SIPAT-DO 2018

De 1º a 05 de Outubro com palestras e atividades culturais

De 1º a 05 de outubro a Prefeitura de Varginha, por meio do Setor de Segurança do Trabalho e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalhos das Secretarias Municipais, estará realizando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Operacionais - SIPAT-DO 2018, com uma extensa programação de palestras e atividades culturais voltadas aos servidores municipais. Dias 1, 2 e 3 as atividades serão no Teatro Capitólio e dias 4 e 5 no Auditório do Senai, na Av. Benjamin Constant, 389 - Centro.

O QUE É SIPAT E SUA IMPORTÂNCIA

A SIPAT é um evento de uma semana duração, que tem como intuito conscientizar e informar todos os trabalhadores de uma organização sobre saúde e segurança do trabalho.Realizada anualmente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é de extrema importância por ser uma ação que tem a finalidade de conscientizar, educar e informar todos os trabalhadores envolvidos na organização sobre as prevenções de acidentes e cuidados com a saúde. Para que os objetivos da SIPAT sejam alcançados, são realizadas diversas atividades, palestras, jogos e dinâmicas com assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalho.

Esse encontro anual deve ser organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA), em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). É essencial que todos os trabalhadores se empenhem e colaborem ativamente para a realização do evento, de modo que todos entendam a importância da prevenção de acidentes de trabalho e a promoção da saúde dos colaboradores.

O tema do encontro deve ser diferente a cada edição, assim como as atividades realizadas, garantindo que os participantes se mantenham motivados e interessados ano após ano. Também é fundamental que a empresa se preocupe em fazer com que todos compreendam o quão indispensável é a implementação dessas normas de segurança para o crescimento e o desenvolvimento da empresa.

A SIPAT deve ser documentada pela CIPA, para comprovar todas as atividades realizadas durante a semana. Vale destacar que esta é uma semana exigida pela Legislação Trabalhista Brasileira, e precisa ser realizada pelo menos uma vez por ano.

7 benefícios da SIPAT para os colaboradores e para a empresa:

Aumenta a produtividade dos trabalhadores;

Diminui a ocorrência de acidentes de trabalho e afastamentos por problemas de saúde;

Estimula os trabalhadores a seguir as normas de segurança da empresa;

Facilita a comunicação interna entre os colaboradores;

Promove a integração entre empregados e empregadores;

Torna o ambiente mais harmoniosos e agradável;

Garante que os trabalhadores utilizem corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para sua atividade profissional.

FOLDER SIPAT 2018 01