Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

E-mail Imprimir PDF

Brasao

Como parte  da Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, a Prefeitura de Varginha, por meio do setor de Vigilância Ambiental, realizará nesta semana  a distribuição nas escolas municipais, estaduais e particulares,  educativos sobre arboviroses. A ação será desenvolvida no período de 23 a 27 de outubro, com destaque para as atividades que serão realizadas na Escola Estadual Domingos de Figueiredo - Industrial, com apresentação de teatro educativo sobre arboviroses, amostras das fases do mosquito, exposição de brinquedos confeccionados com materiais reciclados, palestras e panfletagem.

Além disso, o Mutirão da Limpeza será também realizado naquela região da Escola Industrial (Vila Andere e Jardim Andere), com uma mobilização em massa envolvendo os moradores e estudantes da região.

Paralelo a estas atividades, o Setor de Vigilância ambiental estará instalando nos bairros da cidade,  150 ovitrampas, um método mais sensível e específico para monitorar a população de Aedes aegypti, e sua resistência ao inseticida e ao lavircida utilizados no combate ao Aedes. Trata-se de um projeto do Ministério da Saúde, que destinou para Varginha, 150 armadilhas, que começam a ser distribuídas nesta segunda-feira, 23, em todos os bairros da cidade.

“Fizemos o mapeamento da cidade, e as armadilhas serão colocadas seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a cada 16 quarteirões, em residências pré-selecionadas, onde permanecerão por um período de 07 dias. Após, serão encaminhadas para a Regional de saúde em Belo Horizonte, que fará a contagem e então enviará para o Instituto Osvaldo Cruz, no Rio de janeiro”, explicou Vânia Aparecida Silvério, supervisora Geraldo do Setor de Vigilância Ambiental da prefeitura de Varginha.

armadilha 2

 

armadilha 3