SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da divisão de Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta quinta-feira, 06, a Programação da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, que começa na segunda feira 11 e vai até o dia 22 de setembro, sendo 16 de setembro, o dia de divulgação e mobilização nacional.

A Campanha Nacional de Multivacinação neste ano tem como finalidade resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário de Nacional de Vacinação.

As doses estarão disponíveis de forma gratuita nas Unidades de Saúde, conforme quadro em anexo.

População alvo

A importância de atualizar os cartões visa também: Oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização; melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade; contribuir na redução da incidência das doenças imunopreviníveis e manter eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreviníveis.

MULTIVACINAÇÃO

A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população e otimizar a logística dos serviços de saúde, desde 1971.

Fortalece o controle das doenças imunopreviníveis e revela claramente o desenvolvimento e a legitimação das políticas públicas de saúde nacionais e internacionais.

Meta

A vacinação será de forma seletiva para a população alvo, desta forma não há meta a ser alcançada, no entanto, na ocasião da Campanha será avaliado o número de doses aplicadas no período.

Importante à apresentação da Caderneta de Vacinação para que se verifique o estado vacinal e doses que por ventura estejam faltando.

Como acontecerá a campanha

A campanha irá contar com 16 Unidades de Saúde (postos de vacinação) na Zona Urbana

08 postos de vacinação na Zona Rural

Aproximadamente 120 profissionais da área de saúde estarão envolvidos na campanha;

Serão utilizados 07 veículos que ficarão circulando no dia D (24/09), suprindo as Unidades de Saúde, atendendo intercorrências e outras ações que se façam necessárias;

A ação é uma parceria entre as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) - Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde.

INFORMAÇÕES PARA A POPULAÇÃO

Quais documentos levar

CADERNETA DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;

CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO – 16 de SETEMBRO DE 2017 – DIA “D”

ROTEIRO – ZONA URBANA E ZONA RURAL

UAPS