Prefeitura de Varginha e Copasa celebram a inauguração do Aterro Sanitário

Já estão em operação o Aterro Sanitário e a Coleta Seletiva de Varginha. A inauguração do Aterro, que será administrado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), foi no último sábado, dia 1º, no próprio Aterro localizado na Rodovia MG 157 – estrada rural que liga Varginha a Carmo da Cachoeira. A data também marcou o início da Coleta Seletiva na cidade.

A solenidade foi prestigiada pela presidente da Copasa, Sinara Meireles, por prefeitos e vereadores da região como Fabrício Simone (prefeito de Cambuquira) acompanhado de Regina Lúcia Sá (Secretária de Cultura e Meio Ambiente), Jorge Machado (vereador de Três Corações e presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais – ABRACAM) e Maurício Gadbem (presidente da Câmara Municipal de Três Corações), Godofredo José Caldeira (prefeito de Carmo da Cachoeira), Alexandre Augusto Moreira Santos, (prefeito de Itamonte), Ercílio Confort Lorena (secretário executivo do Território Sul do Governo de Minas Gerais), além de autoridades civis, militares, de entidades ambientalistas e convidados.

Abrindo os discursos, o secretário de Meio Ambiente de Varginha, Joadylson Barra Ferreira lembrou da luta para implantar o Aterro Sanitário e ressaltou que “o município com certeza dá um grande passo para a preservação do meio ambiente”. Ele agradeceu a parceria com o gerente distrital da Copasa, Marco Aurélio Ribeiro.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Zacarias Piva, declarou que “uma Câmara de um município tem que ter noção de diferentes assuntos como saneamento, saúde pública” e finalizou afirmando: “acredito muito na Copasa”.

Gestor de projetos da Copasa, o engenheiro Hélder Pacelli garantiu que “o que tiver de melhor técnica nesse setor será aplicado em Varginha”.

Na sequência, o vice-prefeito Vérdi Melo fez um agradecimento especial a equipe da Copasa de Varginha e Belo Horizonte, que se empenhou ao máximo para viabilizar a inauguração do aterro e declarou que “inauguramos um novo tempo, pois após muitas dificuldades vencemos e hoje Varginha possui o Aterro Sanitário”.

A presidente da Copasa, Sinara Meireles afirmou que trabalhar com o lixo é muito importante, pois trata-se de um produto, uma impressão digital da sociedade sob o aspecto ambiental, e a ação de saneamento é importante para o meio ambiente e para a saúde pública. Ela colocou a Companhia à disposição dos municípios. “Apontem sempre as dificuldades para aprimorarmos e temos que operar com absoluta competência porque foi difícil chegar até aqui, mas é muito rápido para perder tudo”, declarou.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Antônio Silva lembrou que foram várias viagens, inclusive para outros estados em busca do que há de mais moderno; foram também muitas dificuldades, porém não houve desânimo em momento algum. Antônio Silva enumerou uma série de providências que estão sendo tomadas paralelamente ao funcionamento do Aterro como a desapropriação de área para a associação dos catadores de lixo, reuniões com os caçambeiros, cadastros com empresários que produzem lixo industrial, dentre outras. “Agradeço a Câmara Municipal que agiu com absoluta responsabilidade e todos os responsáveis por esse marco, pois Varginha, que já é referência em outras áreas para o Estado e para o país, agora também passa a ser referência na destinação do lixo e na preservação ambiental”, finalizou. A presidente da Copasa e o prefeito de Varginha foram homenageados com um quadro com a fotografia do Aterro.

Logo após, as mais de 130 pessoas presentes na inauguração puderem assistir de perto como o lixo de Varginha passa a ser tratado no Aterro Sanitário. Três caminhões despejaram o lixo e as máquinas pesadas fizeram a sequência do tratamento.

Também compareceram na inauguração, os secretários municipais da Indústria, Pedro Gazzola e da Saúde, Mário Terra, o procurador do Município, Evandro Marcelo dos Santos e dos diretores da TV Princesa, Nyei Nadeia e da Rádio Melodia FM, Aristides Ribas.Além dos vereadores Leonardo Ciacci, Anderson José Firmino (Buiu do Ônibus), Joãozinho enfermeiro, Josué Campos Narciso / Zué do Esporte e Zacarias Abrão Piva.

inau aterro12

inau aterro13