Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

CMDRS e moradores de várias comunidades rurais de Varginha debatem revisão do Plano Diretor

E-mail Imprimir PDF

BRASAO

 

A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor Participativo reuniu-se, na terça-feira, 14, na Comunidade dos Martins, com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e moradores de várias Comunidades Rurais, a fim de debater o tema e ouvir suas principais demandas. A reunião foi realizada no prédio da Escola Municipal Pedro Reghin , localizada na Região dos Martins.

 

O encontro foi parte de uma das etapas da Leitura Comunitária, cujo processo visa ouvir a sociedade e os setores representativos. Durante a reunião os coordenadores técnicos da Comissão de Revisão, reiteraram que Plano Diretor, sem a opinião de seus moradores, não teria efetividade, ressaltaram os pontos que devem ser debatidos em cada eixo temático do encontro.

 

O presidente do CMDRS Guido Reghin, destacou o quanto este processo deve ser tratado com seriedade pelo poder público, enfatizando como o momento é oportuno para que nós, da Zona Rural possamos interagir com a administração municipal, a fim de termos nossas demandas atendidas. “Os técnicos estão aqui para ouvir a comunidade oficializar estas demandas, através da produção documentada que servirá de norte para gerir a cidade nos próximos 10 anos”, enfatizou o presidente.

 

O secretário Executivo do CMDRS , Paulo Donizeti Silva, ressaltou que não apenas as demandas devem ser apontadas, mas que a comunidade busque, junto ao poder público, investimentos no potencial econômico do local, a fim de gerar emprego e renda. “Essa é a oportunidade que a gente tem para apontar o que queremos para nossas Comunidades Rurais, pois é por meio do Plano Diretor que são efetivadas ações municipais”.

 

O Prefeito em exercício de Varginha, Verdi Lúcio Melo, salientou que com a urbanização acelerada e o crescimento urbano, as cidades acabam sendo ocupadas de forma irregular deixando de oferecer uma infraestrutura básica, e que por isso foram implantados nas cidades o Plano Diretor trata-se de um instrumento necessário de planejamento urbano que orienta o uso e ocupação do solo, e que planeja o futuro da cidade ao qual é decidido por todos, valendo assim para todo o município. Vérdi também mostrou-se muito otimista ao falar do futuro de Varginha e do esforço desta Administração em trabalhar buscando melhorias na saúde, educação, segurança e muitos outros segmentos, principalmente para a zona rural.

 

clip image002