Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Leituras Comunitárias do Plano Diretor são marcadas pela participação popular

E-mail Imprimir PDF

BRASAO

 

Na segunda-feira dia 13, tiveram início as leituras comunitárias sobre o Plano Diretor de Varginha, documento que subsidiará as principais políticas públicas da cidade para os próximos 10 anos em temas como: moradia, infraestrutura, transporte, meio ambiente e cultura. Todos os encontros com a população, realizados nesse período, tem como objetivo, a construção do diagnóstico que servirá de base para a elaboração do plano.

 

A revisão do Plano Diretor é uma iniciativa da Prefeitura de Varginha em parceria com a empresa Myr Projetos Sustentáveis de Belo Horizonte, executora também das atividades participativas desenvolvidas para informar e ouvir a população sobre as principais demandas do município. De acordo com o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), o plano é obrigatório para todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes.

 

Os trabalhos começaram pelo bairro Sion, na sede do Conselho Comunitário. Entre os participantes, técnicos da Prefeitura, líderes comunitários, representantes da Câmara Municipal e, principalmente, moradores da região, público-alvo do evento. Na manhã da terça-feira 14, a leitura do plano foi realizada no Espaço de Educação Executiva no Campus da Cidade Universitária e contou com a participação de professores e estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura. As discussões nessa fase abordam questões diversas que envolvem a cidade. “O que todos pensam sobre a associação de Varginha a figura do ET?”, por exemplo, é uma pergunta recorrente que intriga a equipe de consultores da Myr, como a arquiteta urbanista de Belo Horizonte, Fernanda Cardoso. À noite, a Leitura Comunitária foi na zona rural, na escola Pedro Reghin, na comunidade dos Martins e houve ampla participação dos produtores locais. O empenho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) teve papel fundamental para a realização da mobilização.

 

Para o prefeito de Varginha em exercício, Verdi Melo, principal responsável pelo Plano Diretor na administração municipal “são bem-vindos todos os varginhenses que se interessarem em participar do trabalho, gostaríamos de ouvir e receber o máximo de sugestões possíveis para a melhoria da cidade, pois realizar o trabalho em sintonia com a população é mais do que um compromisso desta gestão”. Hoje, quarta-feira, a Leitura Comunitária acontecerá no Propac II da Vila Barcelona, a partir das 19h e amanhã, quinta-feira, no barracão comunitário São Pedro no bairro Imaculada, no mesmo horário.

 

Quem não puder participar presencialmente das Leituras Comunitárias, poderá obter mais informações e encaminhar sugestões no Espaço do Plano Diretor, localizado no setor de Protocolo da Administração, na sede da antiga Prefeitura, na Rua Presidente Antônio Carlos - Centro. Os varginhenses também podem se comunicar com a equipe pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone: 3690-2045. A Prefeitura de Varginha informa que o site: www.plandiretordevarginha.com.br já está acessível com as principais informações sobre o Plano Diretor. 

 

 

reunioes planodiretor

 

reunioes planodiretorb

 

reunioes planodiretora