Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

SECRETARIA DE SAÚDE DE VARGINHA INFORMA A MORTE DE MAIS UM MACACO NO MUNICÍPIO

E-mail Imprimir PDF

BRASAO

 

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Zoonoses, notifica a morte de mais um Primata Não Humano - PNH (Callithrix sp), macaco, que foi encontrado no dia 09 de março. O animal foi encontrado em área Rural, nas proximidades do Condomínio Lagamar, na Avenida das Palmeiras, 450 – (Próximo ao Condomínio Lagamar). Data provável  da morte: 09/03/2017.
Data do recolhimento do animal: 09/03/17. Data da Notificação: 09/03/17.

O material já foi coletado pela veterinária do Setor de Zoonoses da Prefeitura e encaminhado à Fundação Ezequiel Dias - FUNED em Belo Horizonte.

Diante da situação, a Prefeitura de Varginha reforça as orientações da Secretaria Estadual de Saúde: “os macacos são um indicador importante para a vigilância da febre amarela (por adoecerem primeiro e fornecerem informações valiosas sobre a circulação do vírus).

 

É importante reafirmar que os macacos não transmitem a febre amarela para o homem e não são os responsáveis pela transmissão da doença. Eles são indicadores importantes para a vigilância da febre amarela”, portanto não devem ser sacrificados.

 

As pessoas podem e devem notificar a ocorrência de morte e/ou macacos doentes para o Setor de Zoonoses no telefone: 3690 2276.

 

 

As ações de prevenção com a vacina continuam no município com intensificação na Zona Rural neste final de semana conforme abaixo.

 

______________________

 

  1. Ações

 

  • As ações serão realizadas pelos setores da Secretaria de Saúde: Epidemiologia, Atenção Básica, Unidades de Saúde, PSF, TFD (Tratamento Fora do Domicílio), Administrativo, Vigilância Ambiental e Zoonoses.

 

Data: 11/03 (domingo)

 

Intensificação dentro da área de abrangência onde foi encontrado o macaco, que compreende: vacinação, intensificação da vigilância de epizootias de primatas não humanos – PNH, tratamento e bloqueio pela Vigilância.

 

Estratégia: Envolvimento de equipes da área de saúde, transporte, distribuição e aplicação de vacinas,

 

Nota: No sábado a equipe da Vigilância ambiental intensificará ações no local que compreende ações de combate ao vetor, mapeamento, bloqueio e tratamento focal.

 

 

Data de Ocorrência

Semana

Mês

Número de Animais

Espécie

Coletada Amostra

Local

Resultado

Observação

Sim

Não

 

 

05/02/2017

6

Fevereiro

1

 

X

 

 

 

PQ Rinaldi

POSITIVO

 

Encontrado no Pq Rinaldi

11/02/2017

6

Fevereiro

1

Primata Não Humano - PNH (Callithrix sp)

 

X

PQ Mariela

 

O macaco foi encontrado em área urbana, em estado de decomposição bem avançado, na beira da estrada em uma região de preservação ambiental, próximo a um condomínio e pesqueiro.

14/02/2017

7

Fevereiro

1

 

X

 

Av. José Pinto de Oliveira, 1613 Bairro Aeroporto

 

 

Aguardando

 

 

O macaco foi encontrado em perímetro urbana, nas

proximidades estacionamento do Centro Universitário do Sul de Minas - Campos 2

09/03/2017

10

Março

1

Primata Não Humano - PNH (Callithrix sp)

X

 

Avenida das Palmeiras, 450 –

Aguardando

 

 

 

O macaco foi encontrado em área de extensão urbana.